terça-feira, 30 de agosto de 2016

Bibliografia

Bibliografia epicurista

Epicuro foi um escritor prolífico, e teria escrito mais de 300 cartas e pergaminhos. Porém, são poucos os materiais originais que foram preservados até os dias atuais. Nesse post, estou colocando links para acessar as traduções desses materiais (quando possível em português, minha língua mãe). Além disso, posto também materiais de outros filósofos e escritores, e também blogs e sites que acessei para compor o meu blog (vou ter o cuidado de sempre citar os materiais que não são originais). Pode ser que eu poste traduções de alguns materiais, tudo vai depender do meu tempo e da minha vontade. Espero que com esse material seja possível elaborar uma concepção clara sobre o Epicurismo.

Escritos de Epicuro e  outros epicuristas

Testamento de Epicuro (inglês): http://www.epicurus.net/en/will.html

Cartas de Epicuro:
- A Heródoto: http://sociedaderacionalista.org/2011/08/29/traducao-carta-de-epicuro-a-herodoto/
- A Meneceu: http://portalveritas.blogspot.com.br/2009/07/epicuro-carta-meneceu.html
- A Pítocles (inglês): http://www.epicurus.net/en/pythocles.html
- A Idomeneu (inglês): http://www.epicurus.net/en/idomeneus.html

Citações Vaticanas:

Máximas Capitais:

A natureza das coisas (De rerum natura), Lucrécio:


Blogs e sites

http://eticaepicurista.blogspot.com.br/

https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2015/02/16/hedonismo-epicurista-e-a-verdadeira-sabedoria/

https://razaoinadequada.com/2015/03/05/epicuro-e-possivel-obter-prazer/

https://razaoinadequada.com/2016/07/13/epicuro-o-que-e-psicologia/

http://societyofepicurus.com/

Universidades, enciclopédias e acadêmicos

https://en.wikipedia.org/wiki/Epicureanism

https://pt.wikipedia.org/wiki/Epicurismo


Livros



Miscelânea (Ciência, Psicologia, Política, Filosofia e outros)

(Essa postagem estará em construção permanente, será atualizada sempre que eu julgar necessário).

Sobre o blog

Esse blog foi criado para divulgar o Epicurismo e expressar minhas opiniões sobre o tema. Sou um leigo em Filosofia, e conheço o Epicurismo há pouco tempo, mas ele me chamou atenção por sua proposta simples e objetiva- buscar a felicidade humana. Ele não se firma em uma autoridade mas busca se basear em fatos objetivos, observáveis e passíveis de verificação para buscar a felicidade e reduzir o sofrimento humano. O epicurismo não traz consigo promessas que não pode cumprir, mas busca uma felicidade baseada na realidade como ela se apresenta. A felicidade pode ser alcançada aqui e agora, desde que saibamos onde e como procurar.

Advirto ao leitor que tomarei a liberdade de discordar de alguns aspectos da doutrina epicurista e de escrever opiniões pessoais sobre os temas aqui apresentados. Mas sempre que o fizer procurarei deixar isso claro e citarei as fontes em que me baseio para emitir essas opiniões.

O Epicurismo teve por séculos uma gama importante de seguidores (e oponentes). Devido às perseguições sofridas, caiu na clandestinidade e no esquecimento, mas teve um ressurgimento na Era Moderna, e inspirou filósofos e pensadores importantes (os exemplos que me recordo são Locke, Thomas Jefferson, Nietzche, Schopenhauer e Marx), assim como inspirou movimentos importantes nos últimos séculos, como a Revolução Francesa, a Psicologia Moderna e o Humanismo.

Divulgando o Epicurismo, espero fazer com que a doutrina seja mais conhecida, que os leitores encontrem nela conselhos valiosos para a busca da felicidade e espero também encontrar pessoas que tenham simpatia ou interesse pelo tema. Mas só discutir essa filosofia não basta, é preciso que ela tenha efeitos práticos, tanto na vida dos indivíduos quanto na vida daqueles que lhes são próximos. Então, segundo as orientações do próprio Epicuro, recomenda-se que quem tomar conhecimento desses ensinamentos busque examiná-los bem mas também tente aplicá-los no dia-a-dia, de forma prática e prudente, de modo a tornar sua vida e a das pessoas que lhes são queridas melhor e mais feliz.

Em breve farei mais postagens. Estou aberto à críticas e sugestões. Até logo.